O Instituto Hercílio Randon (IHR), reafirmando seu compromisso com o estímulo à pesquisa e o desenvolvimento de novos talentos, renovou sua parceria com o CETEC UCS na Mostra Científica e Tecnológica, realizada entre os dias 02 e 06 de setembro, na Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul.
O evento reuniu aproximadamente 600 estudantes, que apresentaram 260 projetos em 14 diferentes áreas do conhecimento. Entre os trabalhos, dois projetos de destaque foram reconhecidos com o Troféu IHR, reforçando o propósito da instituição de incentivar a nova geração de pesquisadores.
Joel Boaretto, Diretor de Ciência e Tecnologia do IHR, ressaltou a importância da iniciativa:
Essa ação fortalece nosso compromisso em impulsionar iniciativas que despertam o interesse pela ciência, tecnologia e inovação, abrindo portas para estimular a curiosidade — uma qualidade essencial para os novos pesquisadores que carregarão a missão de moldar e transformar o futuro.
Além do troféu, os vencedores participarão uma experiência exclusiva de imersão no Instituto Hercílio Randon. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer a estrutura do Instituto, interagir com a equipe de pesquisadores e observar a aplicação prática das pesquisas em um ambiente de alta tecnologia. "A integridade da ciência passa obrigatoriamente por experiências práticas. Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos pesquisadores que transformam a inovação em produtos para toda uma sociedade", reforça Boaretto.
Os projetos premiados deste ano foram:
– Aplicabilidade do extrato do casca da semente da Araucária angustifolia na produção de bioplástico – Parte 2
Das estudantes Ana Luiza da Rosa Ferreira (Z2), Emili Debaco da Rosa (Z2) e Nicole Tomazi Sandri (Z2)
– Dispositivo de prevenção de câncer de pele.
Dos alunos Alice Zobaran Basso, Amanda Pereira Antunes e Leonardo Borda de Oliveira.
A parceria entre o IHR e o CETEC UCS reforça o papel fundamental da colaboração entre instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e o fortalecimento do pensamento científico entre jovens estudantes.
Fonte: IHR
Foto divulgação: Gustavo Ascari