Cases de sucesso

e-Sys: Sistema de tração auxiliar elétrico

Através de estudos e pesquisas do Instituto Hercílio Randon, a Suspensys foi pioneira na criação de um sistema de tração auxiliar elétrico com foco na eletromobilidade: o e-Sys.

Com conceito inovador e sustentável, e-Sys foi desenvolvido pela Suspensys em uma parceria com o Centro Tecnológico Randon. Ele atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração, como subidas e ultrapassagens.

 

Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar até a 25%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e emissão de gases.

 

Os semirreboques da linha Hybrid R, equipados com a tecnologia, foram apresentados ao mercado em 2019 pela Randon, após dois anos de desenvolvimento que envolveram diretamente o IHR. Os modelos Graneleiro e Frigorífico foram os primeiros a passar por uma fase de teste em campo, monitorando o comportamento do produto em uso real pelas estradas do Sul e Sudeste do país.

Redução do consumo de combustível e emissão de poluentes

Desenvolvida pela Frasle Mobility, a marca Composs foi lançada recentemente na Automec 2023, um dos maiores eventos do setor automotivo da América Latina.  As pesquisas para o desenvolvimento dessa tecnologia tiveram início em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e o Centro Tecnológico Randon (CTR) em 2018, ganhando agora estrutura para a produção industrial.

 

As peças em compósitos estruturais, foco da tecnologia da Composs, são constituídos a partir da combinação de materiais de diferentes naturezas químicas e diferentes propriedades, resultando em peças com novos materiais e com desempenho superior. Eles têm se mostrado uma alternativa eficiente para substituir componentes metálicos no mercado rodoviário, reduzindo consideravelmente o peso dos veículos, o que resulta em menor consumo de combustível e emissão de poluentes.

 

A Composs também se preocupa com a sustentabilidade em seu processo de fabricação. A geração de resíduos é praticamente nula, e a matéria-prima excedente é direcionada para a produção de madeira biossintética. Além disso, os materiais compósitos oferecem outras vantagens, como design inteligente, facilidade de montagem e resistência à corrosão.

 

Em resumo, os desenvolvimentos da Composs proporcionam performance mecânica superior as peças metálicas, mais leves e com manufatura mais eficiente na geração de resíduos, possibilitando a produção de veículos mais leves e econômicos. A Frasle Mobility e a Composs seguem comprometidas em buscar novas tecnologias e soluções avançadas para atender às necessidades do mercado e reduzir o impacto ambiental.”

Nanopartículas de nióbio em larga escala

A partir de estudos científicos realizados pelo IHR, foi descoberto um novo método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, que já está disponível no mercado através da NIONE – unidade da Randoncorp e Frasle Mobility que atua no desenvolvimento de produtos nanoestruturados e produção de nanopartículas de Nióbio.

 

As pesquisas realizadas pelo Instituto Hercílio Randon deram origem à uma pré-mistura para utilização em revestimentos protetivos. Feito com nanopartículas de Nióbio, a adição desse material possibilita ganhos em resistência à corrosão, durabilidade de cor e brilho, além de permitir secagem ultra rápida, melhorando o processo de aplicação.

 

Testes realizados em laboratório confirmaram o incremento exponencial da resistência contra a ação de agentes corrosivos, evidenciando, em alguns casos, ganhos superiores a 400%. O uso do revestimento reduz a demanda de energia e permite aplicar camadas mais finas com o aumento da vida útil, que, associada à uma formulação à base de água, contribui para um processo mais sustentável.

 

Um dos produtos que conta com essa tecnologia é a linha de discos de freio da Fremax, no mercado desde 2022. E o objetivo é aprofundar ainda mais a aplicação de produtos nanoestruturados, com destaque para materiais metálicos e não metálicos, desenvolvendo negócios mais sustentáveis e que valorizem o conhecimento científico e tecnológico.

 

Randon Solar: Energia fotovoltaica na estrada

O Randon Solar é uma tecnologia patenteada de controle e gerenciamento de energia, inédita na América Latina, desenvolvido a partir de pesquisas do IHR, pela Randon em conjunto com o Centro Tecnológico Randon.

 

A tecnologia inédita e exclusiva converte energia dos raios solares por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados na parte externa dos semirreboques – tanto superior como nas laterais. A energia é utilizada para alimentar qualquer aparelho de refrigeração híbrido (da linha frigorífica) disponível no mercado.

 

A potência instalada com o sistema completo pode chegar a até 15 kW, com possibilidade de geração de até 11,5 mil kW ano. Entre os benefícios estimados está uma economia de até 1,8 mil litros de diesel por ano, além de uma redução de até 6 toneladas ao ano de gás carbônico lançado na atmosfera. A autonomia do produto é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.

 

Randon Solar conta com um exclusivo algoritmo de gerenciamento de energia, que não necessita de nenhuma intervenção do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados podem ser acessados por um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface instalada no próprio produto.

Randon Smart: Inteligência embarcada para controle de frota

Randon Smart é um serviço de inteligência embarcada que aumenta o controle de frota: ele possibilita o monitoramento e potencializa a gestão de semirreboques, gerando dados em tempo real, com economia e segurança.

 

O desenvolvimento contou com estudos feitos pelo Instituto Hercílio Randon e parceria com a startup Delta Global, através da RV (iniciativa de investimento em startups da Randoncorp). Essa inovação faz parte da linha New R, lançada pela Randon.

 

Seus controles e ações que possibilitam o rastreamento do uso do implemento rodoviário.

A plataforma conta com sistemas de telemetria e sensoriamento que geram dados para controle e gerenciamento, combinados com a contratação de serviço de manutenção preventiva.

 

É possível fazer o acompanhamento em tempo real com compartilhamento de localização, controles de quilometragem rodada e balança embarcada, e georreferenciamento para delimitar zonas de interesse entre pontos de carga e descarga. Assim, com obtenção de relatórios detalhados, o gestor da frota pode otimizar o planejamento da viagem, aproveitando a melhor performance do produto.

CONHEÇA A FINEP